Acesse aqui as informações
mais relevantes sobre a
escolha da energia solar
Como faço para instalar energia solar?
Entre em contato conosco para que possamos entender a sua real necessidade de acordo com o consumo de energia, localização e espaço disponível para instalação, sombreamentos, orientação do telhado, entre outros detalhes. Após reunir as informações, realizamos o projeto e encaminhamos para aprovação junto à concessionária e então inicia-se a instalação.
Quanto custa a energia solar?
Os sistemas de energia solar são dimensionados exclusivamente para cada projeto de acordo com o consumo de energia elétrica a ser atendido, a localização, a irradiação, possíveis perdas com sombreamento e as características do telhado. Todas essas informações são calculadas e a partir disso o tamanho e o e preço final do sistema fotovoltaico são definidos.
Como funciona um sistema de energia solar?
Os sistemas de energia solar funcionam a partir dos painéis fotovoltaico e outros equipamentos do sistema solar que convertem a irradiação solar em energia elétrica. Essa energia pode suprir todo ou parte do consumo elétrico de uma casa, empresa, propriedade rural e indústria.
Como o sistema de energia solar funciona durante a noite?
O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é abastecida pela energia excedente que seu sistema gerou durante o dia e injetou na rede da distribuidora.
Posso gerar energia solar em um local e consumir em outro?
Sim. É possível desde que todas as contas estejam no mesmo CPF ou CNPJ e ambos os locais sejam atendidos pela mesma concessionária.
Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?
Não. Os sistemas utilizados atualmente são on grid, ou seja, estão conectados à rede. Nessa configuração, o gerador trabalha em paralelo com a rede elétrica e é dotado de um mecanismo de proteção que cessa a operação do sistema até que a energia da rede seja reestabelecida. Isso é necessário para evitar acidentes ou danos ao seu sistema.
Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?
A durabilidade de um sistema fotovoltaico está atrelada a qualidade e vida útil dos seus principais equipamentos. As placas solares têm garantia de 25 anos, porém essa garantia corresponde à eficiência de geração média de 80%. Se o módulo for bem cuidado e não der problema – que pode ocorrer por má conservação – ele vai durar indefinidamente. Após esse período, o sistema ainda poderá apresentar redução gradativa de sua eficiência de geração. Já o inversor solar, que apresenta maior desgaste, pode durar entre 10 e 15 anos. Ao final desse prazo, basta realizar a troca ou manutenção do equipamento para continuar aproveitando o seu sistema fotovoltaico. Para obter a máxima eficiência e durabilidade do sistema, é necessário que ele receba manutenções periódicas.
Qual a manutenção necessária? Qual o custo disso? Quem faz?
A manutenção mais frequente em um sistema de energia solar é a limpeza da superfície das placas, que deve ser realizada pelo menos duas vezes ao ano para otimizar a captação da irradiação solar. Também existe a manutenção elétrica do sistema, que deve ser feita uma vez ao ano para garantir a boa performance e durabilidade dos equipamentos. Todas essas manutenções devem ser realizadas por uma equipe técnica qualificada, com o uso das ferramentas corretas e os equipamentos de segurança necessários, cumprindo as normas vigentes.
Os painéis solares são resistentes? E se cair granizo? E raio?
Sim, os painéis solares são fabricados com um vidro temperado especial e outros elementos de segurança que garante alta resistência mecânica.
Como eu monitoro a geração de energia do meu sistema?
Todos os clientes Ecosul possuem um aplicativo de monitoramento que mostra em tempo real a geração da usina. Além disso é possível ter acesso à conta de luz, tudo de forma simples e intuitiva.
Pontos que você deve analisar antes de fechar um projeto de energia solar
1. Solidez da empresa: pesquise sobre a empresa, veja quanto tempo está no mercado, consulte seu CNPJ, as obras que já realizou e converse com alguns clientes que já possuem sistema dessa empresa.
2. Pra quem é emitida a nota fiscal verifique se os equipamentos serão faturados pela empresa que você está contratando ou pela distribuidora.
3. Equipes e processos próprios: verifique se todos os processos de desenvolvimento do projeto são internos, da engenharia até a instalação. Tenha certeza que a instalação será feita pela equipe interna da empresa e que os instaladores tenham todos os treinamentos e NRs necessárias para desempenhar a função.
4. Estoque: certifique-se que a empresa possui estoque a pronta entrega, além de agilizar a sua instalação, será importante para lhe atender em caso de necessidade de troca de equipamentos ou aumento de sistema.
5. Pós-Vendas: verifique se a empresa oferece serviços de limpeza e manutenção da usina.
6. Monitoramento: a empresa realiza o monitoramento da geração de energia da usina? Ela faz o comparativo entre energia gerada e energia prometida? Existe um Software específico para isso e a Ecosul trabalha com ele.
7. Irradiação e sombreamento: tenha certeza que a empresa utiliza valores reais de irradiação, de acordo com a sua região, para o cálculo de geração da usina. Além disso, a empresa considera possíveis sombreamentos e relevo que podem afetar a eficiência do projeto?
8. Prazo de entrega: conheça todos os prazos de entrega seguidos pela empresa. Você sabia que após a aprovação do seu projeto junto à concessionária você tem um prazo para homologação do sistema?
9. Certificação dos produtos: tenha certeza que os produtos utilizados são certificados pelo Inmetro e têm garantia de procedência, como Tier 1.
10. Como a empresa lida com os processos: a empresa tem os processos bem definidos para que possa lhe entregar a obra dentro do prazo estipulado?